quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Donatello

Grupo:
Juana Caliman
Monique Fernanda
Mariana Menini

Nome completo: Donato di Niccola di Betto Bardi

Data de Nascimento: 1386, Florença.
Data de Morte: 13 de Dezembro de 1466, Florença.

Principais obras:

* São Marcos - Florença
* Tabernáculo de São Jorge - Museu Nacional do Bargello, Florença
* Profetas - Duomo, Florença
* O Banquete de Herodes - Pia batismal da catedral de Siena
* Davi - Museu Nacional do Bargello, Florença
* Gattamelata - Pádua
* Maria Madalena - Duomo, Florença
* Judite e Holofernes - Palazzo Vecchio, Florença


Biografia:

Escultor italiano, Donato di Niccola di Betto Bardi, mais conhecido apenas por Donatello, é considerado um dos maiores escultores de sempre e o fundador da escultura moderna. Nascido em Florença no ano de 1386, era filho de Niccolo di Betto Bardi, um tecelão de lã. Foi educado primeiro na casa de Roberto Martelli, e de 1402 a 1404 esteve em Roma com Brunelleschi estudando os clássicos. De 1404 a 1407, torna-se assistente do escultor Lorenzo Ghiberti durante a construção das portas de bronze do Batistério San Giovanni, em Florença. Em 1411, começa a fazer para a Capela de Or San Michele, a estátua de São Marcos e, entre 1415 e 1416, a de São Jorge. Nelas, observa-se a mobilidade do corpo humano pela primeira vez desde a Antiguidade Clássica. Entre 1409 e 1411, esculpiu o "São João Evangelista", para ser colocado ao lado do portal central do Duomo, apoiada em estudos anatômicos, que viriam a ser um importante modelo de Moisés de Michelangelo.

Por volta de 1423, executa um de seus primeiros trabalhos em bronze, São Luís de Toulouse. Entre 1425 e 1435, desenvolve projetos com o arquiteto e escultor Michelozzo.

Por volta de 1430 a 1432, realizou a obra em bronze de David, primeira estátua nua do Renascimento, que viria a se tornar uma de suas principais obras.

Assim, Donatello continuou realizando suas obras, até retornar a Florença em 1453. Em sua fase final, rompe com a influência clássica, criando esculturas de estilo realista, das quais destacam-se Madalena (cerca de 1455), obra que nega a beleza física, privilegiando a expressão, o corpo e a dor que transparece do rosto, representando os sentimentos mais profundos da alma humana, e Judite e Holofernes (1457-1460), obra que foi inicialmente realizada para a catedral de Siena, mas acabou no jardim do palácio Médici na Via Larga. A obra está assinada Optus Donatelli flo e está carregada de valores simbólicos, como a castidade que abate a luxúria, e a república que abate a tirania.

Após concluir um "São João Batista" para o Duomo, teve sua última encomenda: dois púlpitos de bronze para a igreja de São Lourenço, projetada por ele mas executada com a participação de outros. O "Púlpito da Ressureição", com episódios da vida de Cristo unidos por relevos e o "Púlpito da Paixão" com cenas unidas por motivos decorativos.

A maior parte dos escultores florentinos do século XV basearam os seus trabalhos na arte de Donatello, utilizando como ele, o baixo-relevo e partilhando o interesse pelo estudo da anatomia como meio de exprimir emoção e criar um movimento dramático.


Bibliografia:

http://www.suapesquisa.com/biografias/donatello.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Donatello
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1387.html
http://www.infopedia.pt/$donatello

Nenhum comentário:

Postar um comentário