sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Giotto di Bondone



Grupo: Brenda Passon, Camila Amaral, Caroline Silva, Giuliana Barbosa, Júlia Nali e Letícia Vieira
1° ano C – Vila Velha


Giotto di Bondone
Nascido em Colle Vespignano, na Itália, no ano de 1267 (data incerta), Giotto di Bondone foi um pintor e arquiteto, precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e bizantina. Morreu em Florença, em 8 de janeiro de 1337.

Biografia
Giotto di Bondone foi um pintor do Trecento, uma época do renascimento que durou o século XIV.
Bondone, pai de Giotto, era um pastor de ovelhas e desejava que seu filho seguisse sua profissão, porém aos oito anos, o famoso pintor Cinni di Pepo, mais conhecido como Cimabue, encontrou Giotto di Bondone pintando com um pedaço de carvão uma ovelha e pediu a seu pai para que o levasse como aprendiz. Começou então a carreira de Giotto, que por várias vezes trabalhou com Cimabue na pintura de afrescos de diversas Igrejas italianas, incluindo a Basílica de São Francisco de Assis, embora a autoria de muitas de suas obras seja contestada.
A característica principal do seu trabalho é a utilização da imagem humana para representar os santos. Esses santos com ar humanizado eram o destaque de suas pinturas. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, representando os ideais principais do renascimento, sendo, portanto, considerado um dos precursores do mesmo. A originalidade de suas obras impressionou muitos personagens históricos. O nome verdadeiro de Giotto não é conhecido, porém sabe-se que Giotto foi também o precursor da pintura tridimensional, uma vez que buscava passar às pinturas que fazia a impressão de sombreamento e profundidade, que só podem ser obtidas em esculturas, outra vertente da arte explorada por Giotto.
Seu trabalho mais importante foi o da Capella degli Strovegni, onde realizou muitas pinturas, inclusive as que o consagrou como o maior expoente da pintura renascentista, principalmente por ter sido o primeiro pintor do renascimento no local considerado o berço do mesmo, a Itália. Sua principal pintura é A Lamentação, porém na Capella se encontram muitas de suas obras mais importantes, como O encontro de São Joaquim e Sant’Ana, obra considerada o auge de sua maturidade artística. Giotto morreu em 8 de janeiro de 1337 e seu corpo foi enterrado na Igreja de Santa Reparata, em Florença, na Itália, como foi descoberto durante uma escavação na área, o que havia sido relatado pelo historiador responsável pelo relato de sua história. Um exame forense parece ter confirmado que a ossada era mesmo de Giotto. Os ossos eram de um homem baixo, que poderia ter sofrido de uma forma de nanismo. Isso apóia uma tradição da Igreja da Santa Cruz de que um anão que aparece em um dos afrescos é um auto-retrato de Giotto.
A importância de Giotto era tão grande, que outros expoentes do renascimento o tinham como referência, tanto que o anteriormente citado Dante Alighieri utilizou-se da figura de Giotto em sua principal obra A Divina Comédia, sendo citado no Purgatório como o pintor que superou o grande mestre Cimabue.

Obras
* Basílica de São Francisco de Assis, Úmbria, Itália:
- Vida de São Francisco
- São Francisco dá seu próprio manto
- Expulsão dos demônios de Arezzo
* Crucificação (Basílica de Santa Maria Novella, Florença, Itália)
* Capela Peruzzi da basílica de Santa Cruz de Florença, Itália:
- Vida de São João Batista
- Vida de São João Evangelista
* Madonna de Ognissanti (Igreja de Ognissanti, Florença, Itália)
* Afrescos da Capela Degli Strovegni, em Pádua, na Itália:
- O beijo de Judas
- A Lamentação
- Julgamento (Juízo) Final
- Encontro de São Joaquim e Sant’Ana

Bibliografia
* http://sumateologica.wordpress.com/2010/03/15/redescobrindo-giotto/#more-1034
* http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_digiotto.html
* http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_4152.html
* http://pt.wikipedia.org/wiki/Giotto_di_Bondone
* http://www.pitoresco.com.br/universal/giotto/giotto.htm

13 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade para saber sobre esse cara... Muito obrigado, me ajudou muito na escola... Vlw xD

    ResponderExcluir
  2. quais foram as obras dele manooo

    ResponderExcluir
  3. Valeu ajudou muito na pesquisa da escola

    ResponderExcluir
  4. vc colocou o juizo final de miguel angelo como juizo final de giotto. corrija o erro.

    ResponderExcluir
  5. tem muitas curiosidades a bastante fatos que ajudam muito para constituir a fala de uma apresentação que é meu caso, muito obg só tenho a agradecer por ter me ajudado a ter mais conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. alguem pode me falar um site onde tem o fim da carreira dele

    ResponderExcluir
  7. gostei...como posso encontrar mais historias de Giotto como a de (um circulo de uma pincelada)

    ResponderExcluir